domingo, novembro 29, 2009

A propósito dos astros e sua relação com as crendices humanas. . .

Para responder com mais propriedade ao tema, vou poupar o discurso novo e valer-me, nada mais nada menos, de WILLIAM SHAKESPEARE - em Rei Lear. Anos e anos depois, nada de mais verdeiro há:

"Essa é a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem — muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos — pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos celerados por necessidade, tolos por compulsão celeste, velhacos, ladrões e traidores pelo predomínio das esferas; bêbedos, mentirosos e adúlteros, pela obediência forçosa a influências planetárias, sendo toda nossa ruindade atribuída à influência divina... Ótima escapatória para o homem, esse mestre da devassidão, responsabilizar as estrelas por sua natureza de bode. Meu pai se juntou à minha mãe sob a cauda do Dragão e minha natividade se deu sob a Grande Ursa: de onde se segue que eu tenho de ser violento e lascivo. Pelo pé de Deus! Eu teria sido o que sou, ainda que a mais virginal estrela do firmamento houvesse piscado por ocasião de minha bastardização.

Algo a comentar ????

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial